Valor é cerca de nove vezes maior que o desembolsado para adquirir a plataforma em 2006
A receita de publicidade do YouTube ultrapassou US$ 15 bilhões no ano fiscal de 2019, segundo dados divulgados pela Alphabet, companhia dona do Google. É primeira vez que a empresa divulga números de receita da plataforma. No último trimestre do ano passado, o YouTube obteve faturamento de US$ 4,7 bilhões com a venda de anúncios — acima dos US$ 3,61 bilhões registrados nos últimos três meses de 2018, segundo a empresa.
Os anúncios do YouTube representam cerca de 9% da receita geral da Alphabet, que somou US$ 161,8 bilhões no ano passado. A divulgação marca o fim de um longo período de silêncio da companhia sobre o faturamento da plataforma de vídeos desde que ela foi adquirida, em 2006.
Entretanto, a Alphabet afirma que “a maioria” da receita de publicidade do YouTube é redirecionada aos criadores de conteúdo da plataforma — assim, fica difícil saber o quanto os anúncios rendem em lucro para a empresa.
Esta foi também a primeira vez que a companhia divulgou números de faturamento do serviço de computação em nuvem Google Cloud. A divisão gerou US$ 2,6 bilhões em receita no último trimestre de 2019, aumento de 53% na comparação com um ano antes.
Em comunicado, Ruth Porat, CFO da Alphabet, afirmou que a empresa decidiu divulgar os números para “fornecer mais informações sobre nossos negócios e as oportunidades futuras”. Atualmente, o YouTube conta com mais de 2 bilhões de usuários mensais, que consomem mais de 250 milhões de horas de conteúdo por dia.
Em 2019, o YouTube e o Google foram processados por autoridades americanas por suposta coleta de dados de crianças e adolescentes na plataforma sem o consentimento dos pais. As informações teriam sido usadas para direcionar propagandas. Em acordo, a empresa pagou uma multa de US$ 170 milhões.
Fonte: Época Negócios