Não é novidade que, cada vez mais, o streaming de música faz parte de nossas vidas. Mas, esse serviço teve sua importância ampliada durante essa pandemia, trazendo alguma cor aos dias cinzentos, sem shows e sem festas. Mesmo reclusas, as pessoas tiveram acesso à música, disponível aos milhares nas plataformas como Spotify, Apple, Amazon e Youtube Music, entre outras, permitindo a criação de uma infinidade de seleções, baseadas no gosto pessoal e nas descobertas de cada um, combinando as diferentes playlists disponíveis.
Além do isolamento social em si, ações promocionais como a oferta de testes gratuitos e descontos por tempo limitado impulsionaram muito o negócio. Segundo a Couterpoint Research houve uma expansão total de 35% em relação ao mesmo período do ano passado, alcançando um total de 394 milhões de assinantes e rendendo bons frutos às plataformas.
No primeiro trimestre de 2020, com uma participação de mercado de 30% em termos de receita e 33% em termos de assinaturas, o Spotify continuou a liderar as paradas, seguido pela Apple Music, com 25% de participação na receita e 21% de participação nas assinaturas. Em terceiro lugar ficou a Amazon Music cujas assinaturas cresceram 104%.
Fontes: https://tecnoblog.net/351333/assinaturas-de-streaming-de-musica-crescem-35-durante-pandemia/
COVID-19 Accelerates Music Streaming Market Growth, Global Subscriptions Hit 394 Million in Q1 2020