Compartilhamos as melhorias implementadas em 2023 na Arrecadação de Direitos Autorais nas Rádios que representam mudanças significativas para a arrecadação e distribuição no segmento.
- Mudança na Base de Cálculo:
A base de cálculo para a arrecadação de direitos autorais nas rádios foi expandida de 200 mil para 300 mil. Essa distribuição é referente às músicas executadas nos meses de janeiro, fevereiro e março nas rádios adimplentes de todo o Brasil. Essa mudança reflete o compromisso da Gestão Coletiva em ajustar as práticas de acordo com a dinâmica do mercado, proporcionando uma avaliação mais precisa das execuções musicais.
- Aprimoramento nos Processos:
Essa ação faz parte do Plano de Distribuição Direta de Rádio – que está em construção – que tem como foco o aprimoramento dos processos de recebimento, verificação, validação e identificação musical, para que estejam aptos para as atualizações. Essas melhorias visam garantir a eficiência na coleta de dados, assegurando maior precisão e confiabilidade nas informações sobre execuções musicais em rádios.
- Ampliação da amostragem de Execuções:
O aprimoramento dos processos permitiu ampliar em 50% a amostragem de execuções musicais. Estamos capturando e registrando um número ainda maior, o que significa uma representação mais abrangente das obras musicais tocadas nas rádios.
A metodologia de amostragem utilizada pelo Ecad no segmento de Rádio + Diretos Gerais conta com a chancela do Ibope, o que certifica que o processo praticado é uma forma correta de retribuição aos artistas.
Fonte: Ecad