Em meio às transformações digitais, novas tecnologias e formas de trabalho, é necessário também um olhar mais profundo em como fazer funcionar para haja uma distribuição mais equilibrada e justa para aqueles que estão em meio a essas mudanças.
É nisso que instituições que dentro do ecossistema da música vem se ajustando e buscando entender as melhores práticas de retorno aos profissionais do setor. Um novo modelo criado pela Universal Music e afirmado junto a Deezer vem para inclui o aumento dos pagamentos para artistas profissionais, a valorização de músicas escolhidas ativamente pelos fãs, e a implementação de um sistema aprimorado de detecção de fraudes.
Segundo a empresa, eles estão trabalhando para “investigar potenciais novos modelos econômicos para streaming de música que reconheçam mais plenamente o valor criado pelos artistas”.
O novo modelo é baseado em quatro pontos principais que você confere aqui abaixo:
- A Deezer dará um “reforço duplo” em seus pagamentos para “artistas profissionais” – isto é, músicos que recebem pelo menos 1.000 transmissões mensais de pelo menos 500 ouvintes únicos.
- A Deezer também dará um impulso duplo para “músicas com as quais os fãs se envolvem ativamente, reduzindo a influência econômica da programação algorítmica”. Então, isso significa faixas que os ouvintes escolhem ouvir, em vez de serem apresentadas em uma lista de reprodução personalizada.
- A Deezer substituirá “conteúdo de ruído não artístico” (pense em ruído branco, sons de ondas, etc.) por seu próprio “conteúdo no espaço musical funcional”, que não será incluído no pool de royalties ao calcular os pagamentos.
- Finalmente, há a promessa de um “sistema de detecção de fraude proprietário, mais rigoroso e atualizado” para detectar e remover “maus atores” que estão tentando burlar o sistema.
“O objetivo do modelo centrado no artista é mitigar dinâmicas que correm o risco de afogar a música em um mar de ruído e garantir que apoiamos e recompensamos melhor os artistas em todas as fases de suas carreiras, quer tenham 1.000 fãs, 100 mil ou 100 milhões,” disse o vice-presidente executivo e diretor digital da UMG, Michael Nash, quando o modelo foi anunciado.
“Esta é a mudança mais ambiciosa no modelo econômico desde a criação do streaming de música e uma mudança que apoiará a criação de conteúdos de alta qualidade nos próximos anos”, acrescentou o CEO da Deezer, Jerónimo Folgueira.
O anúncio também observou que “a Universal colaborará com a Deezer no desenvolvimento das ferramentas de detecção de fraude e detecção de IA da Deezer”.
Podemos dizer que este é um grande momento no debate sobre a economia do streaming e os novos modelos “centrados no artista” .