Lupicínio Rodrigues foi um grande compositor e cantor, conhecido por suas marchinhas de carnaval e sambas-canção, que fez sucesso não apenas em sua época, mas até hoje segue ganhando destaque em blocos e festas.
Em um cenário onde sua música foi constantemente elogiada, porém, seu nome nem sempre foi devidamente creditado. Como aconteceu com “Se Acaso Você Chegasse” que foi incluída na trilha sonora do filme Dançarina Loura (Lady, Let’s Dance) de Frank Woodruf. O musical foi até indicado ao Oscar em 1945, concorrendo como Melhor Canção Original e Melhor Trilha Sonora de Filme Musical, mas Lupicínio Rodrigues não recebeu sua merecida indicação na prestigiada premiação de cinema, por não estar creditado na obra.
No documentário “Lupicínio Rodrigues: Confissões de um Sofredor” lançado em 2022, é retratado por familiares o ocorrido, além da menção sobre Lupicínio ter ficado muito satisfeito quando soube que sua música estava em um filme estrangeiro e somente anos mais tarde pensou sobre questão dos direitos autorais.
Segundo a coluna de Mônica Bergamo na Folha de S. Paulo, em março deste ano, os familiares do artista enviaram uma carta para a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood pedindo o reconhecimento e inclusão de Lupicínio Rodrigues como um dos nomes indicados ao Oscar por “Dançarina Loura”. Essa iniciativa recebeu o apoio do advogado Miles Cooley, junto aos representantes do Itamaray e dos ministérios da Cultura e das Relações Exteriores.
Miles Cooley é conhecido como “advogados das estrelas”, já representou Rihanna e Jay-Z, 50 Cent e Kanye West.